quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Polêmica, apoio de Suárez e transferência concretizada: a conturbada semana de Jonathan Rodríguez

Foto: Luso Golo


Por: Felipe Ferreira (@felipepf)


Uma das grandes promessas do futebol uruguaio, o atacante Jonathan Rodríguez foi personagem das principais manchetes de todos os meios de comunicação desportivos do Uruguai durante o final da última semana e o início dessa. Em meio a intermináveis negociações relativa a sua transferência do Peñarol para o Benfica, o jogador de 21 anos foi alvo de declarações de má fé de um jornalista, o que gerou enorme polêmica dentro do meio futebolístico e movimentou, inclusive, jogadores de outros clubes.

Tudo começou, quando, na quarta-feira da semana passada (22), em declaração ao "El Observador, o experiente jornalista Jorge da Silveira despertou a ira no Peñarol e movimentou, até mesmo, a Federação Uruguaia de Futebol, isso porque Toto, apelido de Jorge, revelou um péssimo comportamento de Jonathan Rodríguez, levantando grandes polêmicas quanto a vida pessoal do atacante.

"Falam do Jonathan com total desconhecimento... Hoje são quatro milhões [valor em euros o qual se cogitava pagar no jogador], mas, dentro de seis meses, pode ser nada. O problema dele? As companhias, os hábitos. É um rapaz que bebe, que teve incidentes em controles anti-doping interno no Peñarol ao testar positivo", declarou Jorge.

E o jornalista ampliou ainda mais as declarações, colocando em xeque, até mesmo, o preparo psicológico de Rodríguez:

"Não tem a cabeça no lugar. Não teve a sorte de ter um local adequado para a sua formação, onde lhe dessem uma base sólida. Não tem culpa e, para mim, isso é um crime, pois trata-se de um jogador com um potencial enorme, fenomenal".

As palavras de Silveira colocaram o atacante em situação delicada. Prestes a selar sua transferência para o futebol português, Jonathan, que nunca deu sinais de tomar a conduta enunciada pelas declarações, viu as negociações com o Benfica emparrarem. O negócio, que já se arrastava por tempo considerável, não foi visto com bons olhos por dirigentes portugueses e muitas ressalvas foram feitas, chateando o próprio atleta que, segundo dirigentes do Peñarol, teria cogitado largar o futebol profissional caso o negócio não desse certo.

Diante de um panorama tão delicado, as polêmicas declarações movimentaram o futebol uruguaio como um todo. Os dirigentes carboneros emitiram uma nota de repúdio e cortaram relações com Jorge da Silveira. A Federação Uruguaia saiu em defesa de Jonathan Rodríguez e ressaltou o profissionalismo do jogador. Enquanto isso, jogadores do Nacional, maior rival do Peñarol, lamentaram as injúrias ditas pelo jornalista.



Até mesmo, Luis Suárez, ídolo máximo no Uruguai, fez questão de comentar o caso. Além de falar pessoalmente com Rodríguez, buscando motivá-lo, o atacante do Barcelona também fez duras críticas a Da Silveira:

"Esse jornalista sempre desejou o pior para os jogadores que não falaram com ele. Sempre critica os que não falam e tenta procurar coisas para prejudicá-los".

As negociações com o Benfica




Desde o início de janeiro, os jornais uruguaios e portugueses noticiam negociações entre Benfica e Peñarol por Jonathan Rodríguez. Entre propostas e contra-propostas, quando o acordo aparentava ser selado, as declarações de Jorge da Silveira ditaram um novo rumo para as negociações, já que os diretores portugueses, ressabiados quanto ao comportamento do jogador fora das quatro linhas, desejaram mudanças nos termos do negócio, atrapalhando as conversas com os Carboneros.

Após idas e vindas, aliadas a muita polêmica, o negócio, enfim, foi selado na noite de antes. Tendo cogitado comprar 100% dos direitos do atacante, os lusos acabaram adquirindo 40% do passe da promessa uruguaia, com uma cláusula de compra dos outros 60% após o período de empréstimo de dois anos.

Dono de um estilo semelhante ao Luis Suárez, Jonathan, que possui grande explosão e ótimo finalizador, já assinou contrato com seu novo clube e foi apresentado. Partindo convencer dentro de campo toda a confiança a qual lhe foi depositada, a primeira entrevista do ex-Peñarol foi contida e as polêmicas foram despistadas, porém, diante de tudo, chamou a atenção o agradecimento a Luisito:

"Ele [Luis Suárez] me deu muita força para continuar minha carreira e seguir em busca de crescer cada vez mais".

Na nova casa, Rodríguez seguirá tendo a companhia de Elbio Álvarez, outro ex-jogador aurinegro contratado pelo Benfica nessa palavra. Além do também uruguaio Maxi Pereira, peça fundamental na adaptação dos dois jovens, principal de Jonathan, na adaptação ao futebol europeu.

Curta a página do Sudaca FC no Facebook: http://facebook.com/fcsudaca
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário