quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A passagem de Trezeguet pelo futebol argentino

Foto: Getty Images

Por: Guilherme Sacco (@guilhermesacco)

No último dia 20 de janeiro, o futebol perdeu uma das suas grandes estrelas. O atacante David Trezeguet anunciou o final de sua carreira, após uma passagem apagada pela Índia. Nascido na Normandia, região do norte da França, o centroavante é uma das principais figuras da história do futebol francês e viveu seus últimos bons momentos dentro dos gramados argentinos. Apesar de europeu, Trezeguet é filho de Jorge Trezeguet, ex-jogador argentino, e, por isso, viveu sua infância em Buenos Aires.

Nas ruas da capital argentina, David descobriu sua paixão pelo futebol e pelo River Plate. Apesar de Millonario, o atacante começou sua carreira pelo Platense, equipe do bairro de Florida, em Buenos Aires. Depois de se destacar nas categorias de base, Trezeguet foi promovido ao time profissional, aonde atuou apenas cinco vezes antes de retornar ao seu país natal para jogar pelo Mônaco. Na equipe do principado, se destacou e foi eleito o melhor jogador jovem do Campeonato Francês de 1998, o que lhe rendeu uma transferência para a Juventus, da Itália, além de uma convocação para a Copa do Mundo daquele mesmo ano, em que a França se sagraria campeão mundial jogando em casa.

Na Velha Senhora, o atacante viveu o auge de sua carreira, foi bicampeão italiano, artilheiro e melhor jogador da Serie A na temporada 2001/2002 e convocado constantemente para a seleção da França, aonde foi vice campeão mundial em 2006, na Alemanha. Na metade de 2010, deixou a Itália para jogar no Hércules, da Espanha, aonde permaneceu por um ano até se transferir para o Baniyas SC, dos Emirados Árabes Unidos. Entretanto, uma lesão grave fez Trezeguet rescindir seu contrato com a equipe e, em dezembro de 2011, realizar seu grande sonho: defender o seu querido River Plate.

Recém rebaixado à B Nacional, o River vivia o pior momento da sua história e Trezeguet se encarregou de trazer a equipe de Buenos Aires de volta às glórias. Seu primeiro gol pela equipe de coração veio no dia 19 de janeiro de 2012, em uma partida contra o Racing, pelo Torneio de Verão. A estreia oficial aconteceu no Estadio Ciudad de La Plata, em 12 de fevereiro, quando a atacante substituiu a promessa Lucas Ocampos durante a vitória por 2 a 0 sobre o Chacarita Juniors.

O primeiro jogo no Monumental de Núñez foi também o do primeiro gol oficial de Trezeguet na caminhada com o River Plate. Com um a menos desde os 11 minutos da primeira etapa, o Millonário vencia o Independiente Rivadavia por 2 a 0 aos 33 minutos da segunda etapa, quando o francês entrou no lugar do ídolo Cavenaghi. Dez minutos depois, o centroavante recebeu um belo cruzamento da direita e testou firme para fechar o marcador e fazer o Monumental explodir em festa. Trezeguet manteve a excelente forma com a camisa Millonária e foi fundamental para o retorno do River Plate à primeira divisão. Na última partida da B Nacional, contra o Almirante Brown, o centroavante teve uma das atuações mais simbólicas de sua passagem pelo Monumental de Núñez. Com dois gols marcados e um pênalti perdido, Trezeguet foi o principal nome da vitória por 2 a 0 que selou o retorno do River à elite argentina.

Entretanto, os bons momentos vividos por David com a camisa branca e vermelha não encantaram o técnico Ramón Díaz, que decidiu não manter o centroavante no elenco para a disputa da primeira divisão, gerando muita revolta da torcida. Trezeguet encerrou sua passagem pelo time de seu coração com 13 gols em 18 partidas, ficando atrás na lista de artilheiros apenas do ídolo Fernando Cavenaghi, que marcou 19 vezes.

Em 22 de julho de 2013, Trezeguet assinou contrato com o Newell’s Old Boys para a disputa da primeira divisão e da Copa Libertadores da América. Com a camisa leprosa, o centroavante não conseguiu repetir as atuações da época de River Plate, foi reserva do artilheiro Ignacio Scocco na maioria das partidas, mas ainda alcançou marcas importantes para a sua carreira. No dia 2 de novembro, o Newell’s perdia para o Colón por 2 a 0 quando o francês anotou o seu 300º gol da carreira. O atacante ainda marcaria mais um nos minutos finais e garantiria um ponto fundamental para manter a equipe na luta pelo título do Torneio Inicial, que seria perdido rodadas depois para o Vélez Sarsfield.
Foto: Getty Images
Na Copa Libertadores da América de 2014, o Newell’s caiu no grupo da morte e fracassou. Ao lado de Grêmio, Atlético Nacional e Nacional, os leprosos terminaram a primeira fase na terceira colocação e viram brasileiros e colombianos avançarem para o mata-mata. A única boa atuação do atacante no torneio continental veio na quinta rodada, quando o Newell’s foi até o Uruguai e venceu o Nacional por 4 a 2, com dois gols do centroavante nos minutos finais, desempatando a partida. Entretanto, a derrota para o Atlético Nacional, em casa, na última rodada encerrou a participação da equipe na competição.

Em 30 de julho de 2014, Trezeguet encerrou sua passagem pelo futebol sudaca e assinou com o Pune City, da Índia, aonde fez apenas nove partidas antes de se aposentar em 20 de janeiro de 2015, para fazer parte da comissão técnica da Juventus. Apesar de curta, a epopeia de Trezeguet pelas canchas argentinas estará eternamente na memória do torcedor do River Plate, que viu um jogador consagrado internacionalmente, campeão da Copa do Mundo, largar a Europa para resgatar sua equipe do coração de uma situação difícil.

Para Trezeguet, a aventura na Argentina, principalmente durante a passagem pelo River, foi o auge de sua carreira: "Senti coisas que eu nunca senti antes na minha carreira. Nem com a Juventus, nem com o Mônaco e nem mesmo sendo campeão do mundo com a França. Ser torcedor do River e poder receber o carinho dessa gente... eu nunca me senti tão vivo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário