segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Clausura boliviano começa repleto de destaques


Por: Gustavo Ribeiro (@Gustavora17)

Aos poucos a bola vai voltando a rolar pelos campeonatos nacionais na América do Sul. Nesse fim de semana foi a vez do futebol boliviano, que viu o Clausura iniciar com algumas surpresas. Em sua primeira rodada, o Campeonato Boliviano teve seus dois representante na fase de grupos da Libertadores tropeçando, brasileiro se destacando em jogo contra um dos grandes, goleiro marcando de pênalti e atual campeão estreando vencendo. 

Na sexta-feira à noite, num Hernando Siles com mais de sete mil torcedores presentes, o The Strongest recebeu o Nacional Postosí e, mesmo após ficar duas vezes na frente do placar, não conseguiu segurar o resultado e viu os visitante buscarem um heroico 2x2. Pablo Escobar, que era dúvida para a partida, abriu o placar aos 12' minutos da primeira etapa, após aproveitar a rebote da defesa adversária. Logo depois, começaram aparecer os dois grandes personagens da partida. 

No último minuto da primeira etapa, Ernesto Cristaldo teve a chance de ampliar o marcador em cobrança de pênalti, mas o experiente goleiro colombiano Rodrigo Barahona acertou o canto e defendeu a cobrança. Na volta da primeira etapa, com as equipes ainda se ajeitando em campo, o brasileiro Anderson da Silva aproveitou a confusão na área para empatar a peleja. 

Mas aos 61' minutos de jogo, após ótimo cruzamento de Escobar pela ponta esquerda, Rodrigo Ramallo colocou os donos da casa novamente na frente. Mesmo após o gol, o The Strongest continuou pressionando, parecendo ser questão de tempo o terceiro gol sair. Mas aos 81' minutos, Dury chega na linha de fundo e cruza para Anderson da Silva, sozinho, marcar o seu segundo gol no jogo. 



A rodada teve sequência no sábado com mais dois jogos. Destaque para a derrota do Universitário de Sucre, representante boliviano na Libertadores, que tomou de 3x0 do modesto Petrolero. Foi a estreia de Baldivieso no comando técnico da equipe de Sucre, que está no Grupo 3 da Libertadores, que também tem o Cruzeiro. 

No mesmo horário, em Gobija, o Oriente Petrolero enfrentava o Universitario de Pando. Em dia inspirado de Yasmani Duk, o Oriente não encontrou dificuldades para aplicar a goleada da rodada: 6x1. Com um gol e três assistências, Duk foi a grande figura do jogo e mostrou estar totalmente recuperado após conviver com lesões na última temporada.  

Já no Domingo, no estádio Jesús Bermúdez, o San José, um dos representantes boliviano na Libertadores de 2015, recebeu o Jorge Wilstreman, em Oruro. Era o jogo do segundo contra o terceiro colocado do último campeonato O histórico já mostrava equilíbrio no confronto (até então, eram 47 vitórias do Wilstreman, 42 dos de Oruro e 28 empates) e foi isso que vimos em campo.

O placar foi abeto pelos visitante, que aos 33' minutos da primeira etapa, em penalidade cobrada pelo goleiro argentino Matías Dituro, saíram na frente. O empate só viria aos 83' minutos, com Ricardo Verduguez aproveitando o bom cruzamento de Loaiza.

Mais tarde, no Ramón "Tahuichi" Aguilera, o Blooming recebeu um desesperado Sport Boys, que luta contra o rebaixamento. Com apenas alguns dias de treinamento, o que vimos foi um Sport Boys lutando para se manter em campo, o que facilitou a vida dos donos da casa, que não encontraram dificuldades para vencer por 2x0. Destaque para o atacante francês Hugo Bargas, que em sua reestreia pelo clube, marcou o segundo gol, que decretou a vitória.

A rodada fechou com o atual campeão Bolívar entrando em campo, no Víctor Augustín Ugarte, para enfrentar o Real Postosí. Mesmo sem algumas peças como Carlos Tenorio e Campos, a Academia, mesmo tomando alguns sustos, conseguiu uma importante vitória por 2x0 e mostrar porque é novamente favorito ao título.

Além de ter que enfrentar um adversário difícil, o Bolívar deve que superar a precária condição do gramado, que ficou ainda pior com a forte chuva no momento da partida. Mas com Capdevilla inspirado, o Bolívar superou as adversidades para começar o Clausura com o pé direito. Mesmo sem ter anotado, o espanhol foi o principal destaque do jogo, iniciando a jogada do primeira gol e dando a assistência para o segundo.




A primeira rodada terminou com o Oriente Petrolero na liderança com três pontos e com o melhor ataque após a goleada de 6x1 sobre o Universitario de Pando. Logo após, também com três pontos, aparecem o Petrolero, Blooming e Bolívar. Nacional Postosí, The Strongest, San Jose e Jorge Wilstreman aparecem na sequência com um ponto conquistado cada.

A segunda rodada terá início na sexta-feira (23), com o Universitario de Sucre recebendo o Real Postosí. No sábado, o Blooming recebe o Universitario de Pando, enquanto o Sport Boys vai ser lcoal contra o The Strongest. O domingo começa com o Nacional recebendo o San Jose, em Potosí, o Bolívar fazendo o clássico da rodada contra o Oriente Petrolero e o Jorge Wilstreman recebendo o Petrolero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário