domingo, 1 de fevereiro de 2015

Com gol no fim, um renovado Cerro Porteño estreia com vitória no Apertura

Foto: abc
Por: Gustavo Ribeiro (@Gustavora17)

Os torcedores presentes no Defensores del Chaco na noite do último sábado (31), presenciaram um belo jogo que, além de alguns belos lances, proporcionou emoção até o último minuto. O jogo colocava frente à frente os dois últimos campeões nacionais e o primeiro e vice do último torneio: de um lado um Cerro Porteño com o elenco renovado, enquanto  do outro vimos um Libertad com a base mantida das últimas conquistas. 

O que chamou a atenção no Cerro Porteño para enfrentar o Libertad, foi a ausência de Fidencio Oviedo na lista de relacionados. Segundo a imprensa paraguaia, foi por decisão técnica o meia ter ficado de fora, mas se analisarmos que ele foi um dos melhores jogadores do time nas duas últimas temporadas, é bem questionável a decisão de Astrada.

Para se ter uma ideia da renovação que o Ciclón vem passando, é só comparar com o time que disputou a Libertadores de 2014. Daquele time que disputou a competição continental no ano passado, Óscar Romero, Ángel Romero, Corujo, Julio dos Santos e Fernández, além do técnico Francisco Arce, já deixaram o clube.

A peleja começou com um Libertad ditando o ritmo da partida. Logo aos 6' minutos, após cruzamento de Jorge Moreira, o centroavante uruguaio Hernán López, que já tinha sido artilheiro do último torneio, cabeceou sem chances para o goleiro Barreto, que viu a bola morrer dentro das redes. Essa jogada foi uma das marcas dos comandados de Pedro Saraiba em 2014, aproveitando as subidas dos laterais para acionar López, a referência no ataque. 

Mas após o gol sofrido, o Cerro Porteño se viu obrigado a sair mais para o jogo e começou a incomodar os atuais campeões. Sem muitos jogadores da temporada passada, como Sergio Díaz, titular no ataque e que está com a seleção no Sul-americano Sub-20, Julio dos Santos e óscar Romero, o que se viu foi um time ainda desentrosado e com algumas caras novas. Das contratações da atual janela, já estavam em campo no onze inicial o lateral/volante Mendieta e os meias Blas Cáceres e Matías Rojas. 

Em sua estreia oficial com a camisa azulgrana, Matías Rojas, oriundo das categorias de base do clube, já teve pepel importante quando, aos 20' minutos da primeira etapa, foi derrubado dentro da área e o árbitro Carlos Amarilla assinalou penalidade máxima. José Ortigoza (sim, aquele mesmo ex-Cruzeiro e Palmeiras), bateu no canto esquerdo do goleiro Muñoz e deixou tudo igual no Defensores del Chaco. 

Mesmo pressionando mais após o gol, vimos o Cerro Porteño pouco criativo, o que explica a insistência do clube para contratar Riquelme, até o mesmo anunciar sua aposentadoria. Vendo isso, Leonardo Astrada não hesitou em mexer, apostando na entrada do experiente Jonathan Fabbro para melhorar a criação da equipe. E deu resultado. Com um enganche, o time passou a segurar mais a bola na frente, mas sem incomodar a defesa Albinegra. 

Há oito jogos sem perder, o Libertad pressionava, principalmente pela direita, com Jorge Moreira e Antonio Bareiro fazendo boas tabelas pelo setor e fazendo o goleiro Barreto trabalhar bem na reta final do jogo. Mas aos 44' minutos do segundo tempo, em rápido contra-ataque, Ortigoza gira em cima da marcação de Balbuena, arranca e lança com perfeição para Cecilio Domínguez, com a perna esquerda, finalizar na saída de Muñoz e definir o jogo. 2x1 e o Cerro Porteño, sob muitas desconfiança, consegue um ótimo resultado na primeira rodada do Apertura. 

Na próxima rodada, o O Libertad recebrá o Rubio Ñú no estadio Dr. Leoz, em Assunção. Enquanto isso, o Cerro Porteño viajará até a Venezuela na próxima quinta-feira, onde enfrentará o Deportivo Táchira pela partida de ida da Primeira Fase da Copa Libertadores. 

CONFIRA OS GOLS DE LIBERTAD 1X2 CERRO PORTEÑO 



Curta a página do Sudaca FC no Facebook: https://www.facebook.com/fcsudaca 
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário