segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Zagueiro vai de vilão a heroi e Cerro Porteño conquista empate no último minuto


Por: Felipe Ferreira (@felipepf)


Encarando o modesto Deportivo Santaní, o Cerro Porteño era condicionado como o grande favorito do confronto válido pela segunda rodada do Apertura paraguaio, todavia, na prática, a situação foi completamente diferentes. Os Albinegros, que são um dos mais jovens clubes do Paraguai - sua fundação foi em 2009, surpreenderam, chegaram a abrir 2 a 0, contudo, de maneira heroica, o Cerro marcou no minuto final e, ao menos, conquistou um empate de 2 a 2, que deixa a equipe na liderança junto ao próprio Santaní e ao Sportivo Luqueño.

Jogando com uma equipe mista devido ao confronto de volta contra o Deportivo Táchira pela primeira fase da Libertadores no meio de semana, o Ciclón iniciou a partida buscando o ataque, porém, diante de um adversário bastante disciplinado taticamente e eficaz na criança de chances ofensivas, a partida não se desdenhou da maneira a qual era esperada pelos comandados de Leonardo Astrada e, logo aos 6 minutos de jogo, uma vacilada do zagueiro Junior Alonso deu condições para o brasileiro Rodrigo Teixeira encher o pé e abrir o placar para o Depor.

Demonstrando enorme inconstância no ataque, o Cerro sofria para transformar as chances criadas em gol, enquanto o Deportivo Santaní marcava bem e aguardava a hora certa para atacar. No segundo tempo, a situação albirroja ameaçou se tornar melhor com a expulsão de Teixeira depois de reclamação, além do mais, Astrada promoveu a entrada de José Ortigoza no lugar de Güiza, após mais uma fraca atuação do espanhol, visando dar mais força ao ataque, porém nem a vantagem numérica nem a alteração alteraram o panorama do jogo.

Aos 21 minutos da etapa final, o caçula da elite paraguaia viu Wilson Levia ampliar a vantagem e tudo parecia estar decidido. Apenas parecia.

Inerte durante boa parte do segundo tempo, os 10 minutos finais foram de amplo domínio do Cerro Porteño e deu margem para uma reviravolta heroica. Aos 36, José Ortigoza descontou, mas o ponto alto do heroísmo ainda estava por vir já nos acréscimos, quando o contestado Junior Alonso, o mesmo que errara no primeiro gol do Deportivo Santaní, apareceu para, de cabeça, empatar o jogo, selando o resultado final.

Olimpia e Nacional ficam no 0 a 0 e seguem sem vencer


Depois de saírem derrotados na primeira rodada do Apertura paraguaio, Olimpia e Nacional estavam em busca de sua primeira vitória no torneio, porém, no fim das contas, restou um 0 a 0 como prêmio de consolo, permitindo que marcassem o primeiro ponto na liga, mas, independente disso, o resultado também aumenta a pressão sobre ambos para  a sequência da temporada.

Impulsionado por sua torcida, o Olimpia até deteve mais posse de bola de na etapa inicial, no entanto, abusando dos cruzamentos, mesmo erro cometido na estreia contra o Rubio Ñu, a equipe não conseguia levar perigo efetivo a meta do Nacional, que também pouco criava e chegava a assustar apenas em remates de média distância. No fim das contas, os dois últimos representantes do Paraguai em uma decisão de Libertadores (2013 e 2014) proporcionaram um primeiro tempo ruim, com muitos poucos atrativos.

Na volta ao intervalo, a situação melhorou imensamente. De cara, os donos da casa já trataram de partir para cima e o Tricolor paraguaio respondia na mesma intensidade. A entrada de Juan Manuel Salgueiro no vice-campeão da Libertadores de 2013 melhorou o setor do meio-campo e o uruguaio, ditando o ritmo na cancha, criava boas oportunidades com seus ótimos passes, já, no Decano, as entradas de Cristian Colmán e Arnaldo Castorino acresceu a técnica que falta, contudo, apesar de tantos esforços e da melhora técnica, o zero permaneceu no placar até o fim.

Resultados da segunda rodada do Apertura paraguaio:

Deportivo Capiatá 1 x 2 Guaraní 
General Díaz 3 x 0 Sol de América 
Libertad 1 x 0 Rubio Ñu 
San Lorenzo 3 x 3 Sportivo Luqueño
Nacional 0 x 0 Olimpia
Cerro Porteño 2 x 2 Deportivo Santaní

Fonte: Wikipedia

Curta a página do Sudaca FC no Facebook: http://facebook.com/fcsudaca
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca


Nenhum comentário:

Postar um comentário