quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Reconstruído, Zamora estreia com derrota, mas promessa é destaque




Por: Felipe Ferreira (@felipepf)

A primeira noite da fase de grupos da Libertadores contou com a estreia do Internacional na altitude boliviana, um show do Racing na Venezuela e uma bom início do perigoso Independiente Santa Fé. Diante disso, parece, de certa forma, vir analisar pelo lado técnico e destacar o modesto Wanderes x Zamora, um jogo sem muito alarde entre duas equipes que até podem surpreender dentro do Grupo 5 (chave também de Boca Juniors e Palestino), mas já fazem muito por estarem entre no centro das atenções do continente. Mesmo com tais pesares, valeu a pena parar pra acompanhar os 90 minutos do jogo realizado no Uruguai, tanto pelo jogo em si, no entanto, principalmente, para observar um pouco mais do interessante time venezuelano.

O jogo entre uruguaios e venezuelanos teve alguns contornos épicos, com caráter típico de Libertadores. Foram cinco gols, cinco expulsos e, no fim, uma boa vitória do Wanderes, depois de sofrer para se impor mesmo jogando sob seus domínios por 3 a 2. No entanto, o que mais chamou a atenção não foi o vencedor ou as grandes emoções da disputa, quem roubou a cena foi o primeiro jovem valor que já deu provas de seu talento no certame sul-americano: Jhon Murillo, atacante do Zamora.

Campeão absoluto da liga nacional nas duas últimas temporadas, o clube venezuelano teve um segundo semestre em 2014 tenebroso quando Chita Sanvicente deixou o comando técnico da equipe para assumir a seleção do país e jogadores de destaque, como o atacante Juan Falcón, tomaram novos rumos. Neste contexto, ascendeu a figura do treinador Juan Quintero, que, contando com um elenco longe de ser competitivo, reuniu jogadores da casa, deu espaço para novos valores e, assim, deu a margem para os Llaneros reencontrarem o bom futebol, vindo, no contexto atual, a ser dominante dentro do Clausura venezuelano, o campeonato do momento.

Diante de tais precedentes, de pouco em pouco, Jhon Murillo passou a ter mais espaço, até porque a liga venezuelana é bastante exigente quanto a aproveitamento de jovens atletas locais, e, do alto de seus 19 anos, chamou a responsabilidade, credenciando-se como principal nome do Zamora e principal jovem estrela do futebol da Venezuela. Comparado a Balotelli pelo físico, Murillo é um jogador de explosão e, com tamanha responsabilidade, acaba sempre aparecendo com muita competência pelos flancos, tendo o lado direito como seu preferido, embora seja usado também pela esquerda.

Depois de participar do Sul-Americano Sub-20 com a seleção de seu país, a promessa venezuelana estreou pelo selecionado principal na última semana em amistoso contra Honduras e apresentou seu cartão de visitas marcando o gol da vitória vinotinto. Em ótima fase, repetiu a ótima atuação na sua estreia na atual edição da Libertadores e já se credencia como um dos nomes a serem observados ao longo do torneio.



Mesmo tendo sido expulso por confusão com adversário nos minutos finais, Jhon nos premiou com ótimos minutos de bom futebol, revelando toda sua habilidade e velocidade. Partindo pra cima dos defensores aproveitando-se de seu ótimo vigor físico, foi o grande motor do time junto a boa dupla de volantes (Arles Flores, que marcou um belo gol na noite de ontem, e Luis Vargas - outros dois jovens que merecem atenção), dando provas concretas de especulações relativa a uma possível transferência para algum centro de maior expressão não são à toa.

Muito provavelmente, o Zamora não irá longe nem será uma grande zebra nessa Libertadores. Não é um primor técnico, muito menos um time que valha a pena abdicar de tudo para vê-lo jogar, contudo, pela eficácia do processo de reconstrução e por Jhon Murillo, já chama a atenção e adquire um carisma especial, assim, até vale a pena deixar um jogo de alarde de lado para acompanhar o jovem clube venezuelano e, acima de tudo, sua estrela de apenas 19 anos.

Curta a página do Sudaca FC no Facebook: http://facebook.com/fcsudaca
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário