quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Holandês no Equador, um retrato do mundo globalizado


Por: Felipe Simonetti (@felipesimonetti)

O futebol é obviamente um reflexo da sociedade contemporânea. Sabendo disso, toda intensificada globalização se transpõe também para o futebol, ou seja, mercadorias que antes não passavam nem perto de certos países hoje são realidade. Há de se considerar, no entanto, que esse tráfego é desigual ao redor do mapa, afinal, a Europa movimenta muito mais produtos (no caso, craques) do que a África ou a América.

Seguindo a mesma linha de pensamento, vê-se hoje na Europa equipes inteiras sem nenhum jogador do país sede do time. Esse foi o caso, por exemplo, da Internazionale de Milão que venceu a Champions League 2009-2010 que de italiano mesmo não tinha ninguém no time titular. Contudo, vendo equipes sul-americanas, o máximo que se vê é um argentino, uruguaio ou colombiano jogando em terras tupiniquins.

Entretanto, para tudo há uma exceção e curiosamente que fez parte dela foi o Deportivo Azogues da primeira divisão do Equador. Por sua conta no Twitter, o clube anunciou a contratação de um holandês! O jovem  Vinic Advenier, de 19 anos, já veste a camisa de treino com o periquito estampado no escudo e defenderá o time nessa temporada.

Pois é, nota-se assim que o futebol, assim como o mundo, não é mais o mesmo e até estrangeiros jamais pensados nessas terras estamos vendo. Os tempos, de fato, mudam.

Curta a página do Sudaca FC no Facebook: http://facebook.com/fcsudaca
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário