quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sem grandes estrelas, Once Caldas irá contra favoritismo brasileiro

Liga Postobon - Arango é a o craque do time e a esperança do Once Caldas derrotar o favoritismo corinthiano.
O último clube colombiano a ter conquistado a Libertadores, o Once Caldas já tem de cara um grande desafio no torneio. Nesta quarta-feira (04), na Arena Corinthians, em Itaquera, o time colombiano enfrentará o Corinthians pela Primeira Fase da competição, visando uma vaga na fase de grupos do torneio. Desconhecido de muitos brasileiros, resolvemos apresentar um pouco do Once Caldas, desde sua história até seu atual momento.

HISTÓRIA

Durante os primeiros anos de futebol profissional na Colômbia a cidade de Manizales tinha no  Deportes Caldas e o Once Deportivo seus representantes. Em 1950, o Once Deportivo conquista o campeonato nacional e dá a cidade seus primeiro título. Em 1961, após a junção dos dois clubes, nasce o Once Caldas, nome que durou pouco tempo. Nos anos seguintes, por causa de patrocinadores, o clube mudou de nome algumas vezes, chegando a se chamar Cristal Caldas, Varta Caldas e Once Philips

Com quatro torneios nacionais conquistados, Los Albos tiveram como o maior momento de seus 54 anos de história a conquista da Copa Libertadores de 2004, derrotando o Boca Juniors na final. Junto com o Atlético Nacional, é o único clube colombiano que tem o seu nome cravado na taça da maior competição do continente.

MOMENTO

Pode esquecer aquele Once Caldas de 2014 que, mesmo sem o futebol mais vistoso, conseguiu a classificação para a Libertadores com a melhor pontuação somando os campeonatos colombiano do primeiro e segundo semestre. Esse time foi desfeito e, para a temporada de 2015, foram anunciados 10 reforços. E no último sábado, 31, los Blancos estrearam no Campeonato Colombiano e, mesmo jogando em casa, foram derrotados por 2x0 para o atual campeão Independiente Medellím.

O time que entrou em campo na derrota para o Independeinte Medellím teve: Cuadrado no gol; Camilo Pérez, Jonathan Lopera, Marlon Piedrahita e Luis Carlos Murillo formando a linha de defesa; Formando o meio-campo, tivemos Jaime Sierra, Hárrison Henao e Michael Balanta; enquanto o ataque teve Jhon Valoy, Johan Arango e Sebastián Penco.

Dos 10 reforços, apenas três estrearam com o titular: Jhon Valoy, meia de 23 anos, contratado junto ao Atlético Nacional; Michael Balanta, meia de 25 anos, contratado junto ao Águilas; e Sebastián Penco, atacante argentino de 31 anos e que defendeu o Independiente na última temporada argentina.

Mas se vários jogadores chegaram, alguns também saíram. Gilberto García, Edwars Jiménez, Cristian Palomeque, Carlos Giraldo, Marino García e Wanerge Delgado deixaram o clube

O esquema adotado na estreia foi o 4-2-3-1. Henao e Sierra formaram a dupla de volantes, enquanto mais à frente, na linha de meias, tivemos Arango pela esquerda, Valoy pelo centro e Balanta na direita. Na referência, fazendo o pivô, tivemos um Sebastián Penco sem movimentação e com pouca participação durante o jogo.

Na estreia, o que deixou de positivo foi que, durante o primeiro tempo, a marcação funcionou. Assim como na temporada passada, o time marcou pressão, dificultando a saída de bola adversária. Mas com a bola nos pés, o que se viu foi o time sem criatividade e que não dava sequência as jogadas. O técnico Flabio Torres, que está no comando do time desde dezembro de 2013, também viu seus principais jogadores, como Johan Arango, o craque do time, em tarde infeliz.

Na derrota para o DIM, podemos destacar algumas estatísticas. Foram 54,7% do tempo com a bola nos pés, 19 arremates, sendo que apenas seis foram na direção do gol e 411 passes trocados com 84, 7% de aproveitamento. O números assusta quando vemos que, no campo de ataque, o aproveitamento nos passes cai para 70,2%.

MERECE ATENÇÃO

Em um time sem grandes estrelas, quem merece atenção nesse Once Caldas é o meia Johan Arango, que foi destaque do time na Liga Postobon II. Boa qualidade no passe, velocidade e boa cobrança de faltas são algumas qualidades do jovem meia de 23 anos, que ainda precisa evoluir, principalmente na parte disciplinar. Durante a temporada, Arango chagou atrasado e aparentando estar bêbado em um treinamento e foi suspenso pelo clube durante alguns jogos. Em 2014, disputou 25 jogos, marcou 9 gols e deu 2 assistências.


HISTÓRICO CONTRA BRASILEIROS

Jogando em solo tupiniquim, o Once Caldas consegue fazer jogos duros contra as equipes brasileiras. O último resultado expressivo, por exemplo, foi em 2011, quando venceu o Cruzeiro, em Sete Lagoas, por 2x0. Resultado que eliminou a raposa, que havia sido a melhor equipe na fase de grupos, da competição ainda nas oitavas de finais. No total, foram setes jogos no Brasil, com uma vitória, três empates e três derrotas.






Curta a página Sudaca FC no Facebook: www.facebook.com/fcsudaca
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário