segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Zamora fica no empate com Mineros, mas mantém liderança na Venezuela



Por: Felipe Ferreira (@felipepf)


No duelo entre os dois times venezuelanos já garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores, o equilíbrio e disputa permaneceram do início ao fim. Com muitas emoções e um ritmo intenso, Mineros de Guayana e Zamora travaram uma árdua partida, porém, no fim, o zero permaneceu no placar durante os 90 minutos, resultado este que mantém os Blanquinegros na liderança do Clausura.

Mesmo jogando fora de casa, os primeiros ímpetos ofensivos foram do Zamora, que, em meio a um jogo travado no meio-campo, aproveitava da velocidade para criar suas primeiras chances claras de gol. Pouco a pouco, o Mineros foi se encontrando no jogo e, passando a ter mais posse de bola, superou a pressão inicial adversária para ditar o ritmo do encontro.

A partida ia tomando proporções eletrizantes, contudo, uma decisão equivocada do árbitro acabou prejudicando o decorrer do confronto. Ainda no primeiro tempo, o capitão do conjunto visitante, Luis Vargas, foi expulso e trouxe dor de cabeça ao técnico Julio Quintero, que acabou ordenando sua equipe a se posicionar com duas linhas de quatro e buscar jogo apenas no contra-ataque, assim, o 0 a 0 permaneceu durante todos os 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, o ritmo eletrizante tornou a se fazer presente. Logo no início, Jhon Murillo foi derrubado na área e, equivocadamente, o árbitro não assinalou pênalti a favor dos Mineros, que ainda veria, em um contra-ataque, o Zamora quase abrir o placar com James Cabezas. Depois disso, ambas as equipes permaneceram jogando para frente e outras boas oportunidades foram criadas, principalmente por meio da bola parada e remates de média distância.

Apesar de tamanho esforço, principalmente por parte da Furia Llanera, que jogou com um jogador a menos desde o primeiro tempo, a bola acabou não encontrando o caminho do gol e, no fim das contas, restou um ponto para cada um dos times, empate que, além de manter o Zamora na primeira colocação, amplia sua sequência invicta para 13 partidas.

Caracas apenas empata com Aragua e perde chance de se aproximar do líder


Mesmo com um jogo ainda por fazer, o Caracas perdeu uma ótima oportunidade de perseguir o líder Zamora ainda mais de perto. Com o tropeço dos Blaquinegros contra o Mineros, a equipe homônima da capital venezuelana poderia estar a apenas um ponto do primeiro lugar, porém, visitou o Aragua e acabou apenas empatando, seguindo a três pontos da liderança.

O primeiro tempo foi todo do Aragua, que, jogando em casa, pressionou o Caracas do início ao fim, no entanto, no segundo, as entradas dos juvenis Eduardo González e Leonardo Flores (no lugar dos lesionados Romulo Otero e Jhonder Cádiz) fez com que os Rojos ganhassem novo ânimo na partida. Dessa forma, os primeiros minutos da etapa final foram de enorme pressão do clube comandado por Eduardo Sarago, só que, a parte final da última metade do jogo foi tomada pela inércia e, com poucas chances criadas pelos dois lados, o 0 a 0 permaneceu até o apito do árbitro.

Portuguesa quebra sequência negativa e vence Tucanes


Recém-promovido a elite do futebol venezuelano, a Portuguesa, um dos clubes mais tradicionais do país (é o primeiro pentacampeão da liga nacional), atravessava um momento delicado. Sem vencer desde o segundo semestre passado, entre o Apertura e o Clausura, o time acumulou incríveis 20 jogos sem vitória, mas, contra o Tucanes, esse incômodo jejum chegou ao fim. E com muita classe.

Em casa, a Portuguesa se impôs do início ao fim e, com uma forte marcação e um ótimo aproveitamento das chances criadas, a equipe, sem maiores dificuldades, envolveu o Tucanes sem maiores dificuldades. Diante disso, uma goleada por 4 a 0 foi construída e, agora, o primeiro pentacampeão venezuelano dá um suspiro, visto que, mesmo com o rebaixamento batendo a porta, a vitória renova o ânimo e as chances de permanência na elite.

Os resultados da 5ª rodada do Clausura venezuelano:

Deportivo Táchira x Zulia - Adiado
Deportivo Petare x Estudiantes de Mérida - Adiado
Llaneros de Guanaré 2 x 3 Deportivo Anzoátegui 
Trujillanos 1 x 1 Deportivo Lara
Aragua 0 x 0 Caracas
Metropolitanos 0 x 1 Deportivo La Guaira
Portuguesa 4 x 0 Tucanes
Mineros de Guayana 0 x 0 Zamora
Atlético Venezuela 2 x 2 Carabobo

Fonte: Meridiano

Curta a página do Sudaca FC no Facebook: http://facebook.com/fcsudaca
Siga-nos no Twitter: @fcsudaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário