quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Com novidades, Campeonato Equatoriano 2015 já tem data marcada



Por: Gustavo Ribeiro (Gustavora17)

Nesta terça-feira, 20, após a realização do comitê que definiu a reeleição de Luis Chiriboga para a presidência da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) por mais quatro anos, foi anunciada a tabela da Primeira Etapa do Campeonato Equatoriano 2015. O primeiro jogo será no dia 31 de janeiro, no estádio Atahualpa, entre Universidad Católica e Independiente del Valle. 

Atual campeão, o Emelec tem sua estreia marcada para o dia 1 de fevereiro, quando sairá para enfrentar o Deportivo Quito no Atahualpa. O Barcelona, vice no último campeonato, também será visitante na primeira rodada, quando viajará até a Loja para enfrentar a Liga de Loja no estadio Reina del Cisne. 

O primeiro Clásico Astillero do ano será no dia 8 de março, na sexta rodada do Campeonato, quando o Emelec receberá o Barcelona no Alberto Spencer. A segunda partida, dessa vez com o mando invertido, será no dia 10 de maio, no Monumental. 

Sistema de disputa: 

Com 12 clubes em disputa, o Campeonato Equatoriano é divido em três etapas. Na Primeira Parte, todos os times se enfrentem em turno e returno, com o primeiro colocado garantindo sua classificação para a final contra o campeão da Segunda Parte, que será disputado nos mesmos moldes da primeira parte. Na Terceira Etapa, os vencedores de cada etapa se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir o campeão.  

Confira a tabela da Primeira Etapa do Campeonato Equatoriano 2015:


Uma decisão importante anunciada no comitê foi a possibilidade do clube que tiver mais de dois jogadores convocados para defender a seleção equatoriana nas datas FIFA, poderá pedir o remanejamento de seus jogos para uma outra data. Essa decisão visa não prejudicar os clubes que cedem jogadores à seleção, como aconteceu muito nas últimas temporadas. 

Outro ponto que merece ser destacado é a questão dos mandos de campo envolvendo Emelec e Barcelona. Pela primeira vez na história, o Campeonato Equatoriano contará com três clubes de Guayaquil na primeira divisão. Além dos dois gigantes, o campeonato contará com o River Plate Ecuador, clube recém promovido da segunda divisão. 

Até então, Emelec e Barcelona nunca jogavam de mandantes na mesma roda. Sempre que um jogava em Guayaquil o outro jogava como visitante. Mas agora, com a participação do River Plate, os dois rivais serão mandantes na mesma rodada em quatro oportunidades: na 2ª e na 11ª do primeiro turno da Primeira Etapa e nas 13ª e 22º do segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário